quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pesquisa III

Plano de aula


O planejamento revela o referencial teórico:

                          De educação.
Concepção:
                        De aprendizagem e ensino.

 Plano de Aula
 Segundo Vasconcelos (2002):
É a proposta de trabalho do professor para uma determinada aula ou conjunto de aulas (...).Corresponde ao nível de maior detalhamento e objetividade do processo de planejamento didático.

Plano de Ensino ou Plano de Curso

Segundo Vasconcelos (2002):
É a sistematização de proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo ,numa dada realidade.Pode ser anual ou semestral ,dependendo da modalidade em que a disciplina é oferecida.

É comum professores cometerem um grave erro ao montarem um Plano de aula: fazê-lo para si próprio. O Plano de aula deve ser feito para o aluno!

Como assim? Você deve estar se perguntando...

É simples: o centro de um Plano de aula é, sem dúvida, o aluno! Como vai aprender e como vai receber o que você está propondo.


É preciso fazer com que o aluno estude para aprender e não para “passar de ano” e você só conseguirá isto se fizer um Plano de aula, onde ele (o aluno) é o “tema central”.
Mas o que eu, como professor(a), penso não conta?

É claro que sim, pois nós, educadores, somos os responsáveis por propiciar situações em que o aluno se aproprie do conhecimento. Lembre-se: o aluno não é um ser que não sabe nada e vai à escola para aprender tudo com o professor, que é o detentor do saber.
Agora que já “sabe” que o tema central do Plano de aula deve ser o aluno, você deve preocupar-se em criar situações interessantes para sua aula. Como são seus alunos? Do que mais gostam?
Evite pensar: “Como vou ensinar isto à turma?” e pense: “Como meus alunos irão aprender isto?”. O processo de ensino-aprendizagem é uma troca intensa: você aprende com seus alunos e eles com você, pois cada criança já chega à escola com conhecimentos diversos... Assim como o professor...
Elementos de um Plano de Aula
IDENTIFICAÇÃO

  •  INSTITUIÇÃO DE ENSINO
  • PROFESSOR
  • SÉRIE
  • DISCIPLINA
  •  CARGA HORÁRIA
Elementos de um Plano de Aula 
1.Conteúdo a ser abordado
2.Objetivos/Descritores  
3.Metodologia/Procedimentos 
4.Recursos didáticos 
5.Avaliação
6.Bibliografia 

Objetivos
São metas estabelecidas  ou resultados previamente determinados. Indicam aquilo que o aluno deverá ser capaz  de fazer  como conseqüência de seu desempenho em determinadas  atividades 
  O estabelecimento de objetivos orienta o professor para selecionar o conteúdo, escolher as estratégias de ensino e elaborar o processo de avaliação. E orienta também o aluno. 

 Objetivos Gerais

São aqueles mais amplos e complexos, que poderão ser alcançados, por exemplo ao final do curso, ou disciplina, ou semestre, incluindo o crescimento esperado nas diversas áreas de aprendizagem.

 Objetivos  Específicos

 Referem-se a aspectos mais simples, mais concretos, alcançáveis em menor tempo, como, por exemplo, aqueles que surgem ao final de uma aula ou de um período de trabalho e, em geral, explicam desempenhos observáveis

 Objetivos  Específicos
Na descrição dos objetivos específicos utilizamos sempre o verbo no infinitivo.

EXEMPLOS 
Reconhecer e indicar ponto, reta e plano.

Metodologia
A metodologia deve ser apresentada com muita clareza evidenciando a forma como o conhecimento vai ser trabalhado. Deve indicar os movimentos didático-pedagógicos que estarão presentes no desenvolvimento das atividades.
É importante selecionar as estratégias  adequadas para os  objetivos  propostos.

Recursos Didáticos 
Todo e qualquer material ou objeto de aprendizagem que irá ser utilizado na sua prática pedagógica.

Avaliação
 Além das formas e instrumento de avaliação, é necessário especificar os critérios que serão utilizados, os quais devem estar totalmente relacionados com a finalidade da atividade, com os objetivos e com os critérios estabelecidos previamente sobre a construção do conhecimento.
 
Conteúdo disponibilizado e autorizado pelo professor da disciplina Pesquisa e Prática do Ensino de Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário